A Toshiba continua a dar impulso ao seu compromisso com o HD-DVD dando agora a conhecer os três novos leitores do formato de terceira geração. Os mais recentes elementos do portfolio da empresa, o HD-A3, HD-A30 e HD-A35, apresentam características díspares, embora em termos de design todos possuam apenas 6 cm de altura.



Pelas definições avançadas pela empresa, o HD-A35 é o mais avançado dos três equipamentos. Este dispositivo alia às capacidades Full HD e de conectividade a compatibilidade com a tecnologia Deep Colour e a possibilidade de desfrutar dos filmes à sua velocidade original de 24 frames por segundo.



Este leitor está equipado com CE-Link, para interligar dispositivos através de conexão HDMI e permite que os sinais de áudio 7.1 cheguem ao receptor audiovisual que os descodifica sem alterar a sua qualidade. O HD-A35 chegará ao mercado norte-americano em Outubro e custará cerca de 500 dólares.



Por outro lado, o HD-A30 apresenta um painel de especificações bastante semelhante ao actual HD-A20, trazendo como novidade o modo cinema de 24 frames por segundo e a porta HDMI com CE-Link. O preço deste equipamento é de 400 dólares e será lançado, também nos Estados Unidos, em Setembro.



O mais básico dos três modelos é o HD-A3, que custará 300 dólares. Este leitor será lançado nos EUA em Outubro. A Toshiba não avançou as especificações deste equipamento, limitando-se apenas a referir que possui output de 1080i.



Resta recordar que não está nos planos da empresa lançar estes equipamentos na Europa nos próximos meses. Actualmente, no mercado europeu são comercializados os modelos Toshiba HD-E1, HD-EP10 e HD-EX1, adaptações dos modelos HD-A2, HD-A20 e HD-XA2 para o velho continente.




Notícias Relacionadas:

2007-07-12 - Leitores de HD-DVD vendem três vezes mais do que os de Blu-ray na Europa