Integrando o processador Toshiba Quad Core, um desenvolvimento feito a partir do Cell, os novos Qosmio que chegam ao mercado português em Agosto trazem inovações a nível de tecnologia multimédia mas também de preço. A Toshiba decidiu aplicar uma nova política de preços para estes portáteis, colocando-os agora ao mesmo nível dos topos de gama da linha Satellite.

O Qosmio F50 e o G50 passam assim a ter preços entre 1.399 e 1.799 euros, numa redução significativa face aos valores com que os seus antecessores chegavam às lojas. Basta recordar que o Qosmio G40, lançado no início de Fevereiro deste ano, tinha um preço de 2.799 euros, mil euros acima do actual modelo G50.

Jorge Borges, Director de Marketing da Toshiba Information Systems Portugal, explica que este posicionamento pretende trazer as novas tecnologias de edição e tratamento de imagem de Alta-definição para o mainstream. Apesar de Portugal estar entre os países onde a gama Qosmio teve mais sucesso, com maior percentagem de vendas face ao total de portáteis da marca, o nível de preços não era acessível a todas as carteiras.

«Queremos apostar numa lógica de diferenciação pela tecnologia», justifica Jorge Borges, adiantando que o preço médio de venda de portáteis em Portugal está cada vez mais reduzido, ficando agora abaixo dos 900 euros.

Os novos Qosmio F50 e G50, de que o TeK já falou recentemente numa montra trazem inovações a nível do tratamento de multimédia, com a introdução do processador Toshiba Quad Core especialmente dedicado ao tratamento de vídeo, que é combinado com quatro aplicações que permitem a conversão mais rápida de imagens de alta definição e a introdução de uma nova funcionalidade de comando do portátil através de gestos, sem uso de qualquer telecomando.

Esta capacidade de processamento é acompanhada pelas características de HD do ecrã, que no caso do G50 é Full HD, com 18,4 polegadas em formato 16:9. O processador é o novo Intel Montevina 9.400 (que será lançado na próxima semana) e o portátil tem dois discos de 320 GBytes e 4 GBytes de memória RAM, características que partilha com o F50.

Esta política de preços não se aplica ao Qosmio X300, o novo portátil para o segmento de jogos da Toshiba que foi "transportado" da linha Satellite para a linha Qosmio. Este modelo vai estar à venda também em Agosto e custa 2.299 euros, integrando pela primeira vez em Portugal - na linha de portáteis Toshiba - o Windows Vista de 64 bits.

Notícias Relacionadas:

2008-06-18 - Montra Tek: Novos Qosmio mais "fashion"

2007-12-18 - Novo Qosmio G40 da Toshiba inclui gravador HD-DVD