A Toshiba está a comemorar este ano 20 anos de história neste sector, depois de ter lançado em 1985 o Toshiba T1100, o primeiro computador portátil com bateria. A empresa assinalou hoje a data em conferência de imprensa, lançando dois novos notebooks que chegam ao mercado em Junho.

As novidades da linha de portáteis da Toshiba são o Portégé R200, um ultraportátil ainda mais leve e fino do que os seus antecessores, e o Libretto U100, o primeiro mini portátil multimédia disponível na Europa. A empresa aproveitou ainda para mostrar o Qosmio G20, o novo Media Center que incorpora funcionalidades de TV e entretenimento audiovisual e que já está nas lojas.

O novo Portégé R200 integra a tecnologia EasyGuard para protecção dos dados contra acidentes de percurso e roubos, um valor acrescentado para os utilizadores profissionais que não podem correr o risco de perder a informação armazenada no notebook. Com um pouco mais de 1Kg, uma espessura de 2 cm, teclado completo e chassis de magnésio que lhe confere solidez e durabilidade, o R200 garante 11 horas de autonomia mediante a utilização de uma segunda bateria opcional.

O notebook inclui o processador Intel Pentium M UltraLowVoltage 753 e Chipset Mobile Intel 915 GMS, um disco rígido é de 60 gigabytes, e sistema operativo Windows XP da Microsoft. O Portégé R200 possibilita ainda comunicações através de diversas tecnologias, como wireless LAN, Bluetooth, Fast InfraRed, porta LAN Ethernet e ligação ao telefone analógico através do modem V.90. O preço de venda a público recomendado é de 2.500 euros.

Mini portátil com funcionalidades multimédia
Com menos de 1 Kb, e dimensões de 210mm x 145mm x 29,8 mm, o Libretto U100 é a nova coqueluche da portabilidade, integrando os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos da Toshiba. Ultraleve e compacto, este equipamento garante toda a segurança e fiabilidade por incluir a tecnologia EasyGuard e também o reconhecimento digital.

O U100 inclui software de conectividade Toshiba Summit, ecrã TrueBrite panorâmico de 7,2 polegadas e luz traseira LED. A solução "docking Libretto DVD" permite o acesso instantâneo aos DVDs e CDs através do Express Media Button.

O processador utilizado é um Intel Pentium M Ultra Low Voltage, integrando um disco de 60GB HDD, tecnologia de conectividade Wi-Fi, Bluetooth, LAN e iLink, assim como suporte Enhanced Data Rate. A sua autonomia é de quatro horas, alcançando até nove horas com bateria opcional mas ganhando algum peso.

O mini portátil vai estar disponível em Portugal em Junho, a um preço estimado de 2.390 euros.

Desde o lançamento do T1100 (há 20 anos) que a Toshiba já vendeu 37 milhões de computadores em todo o mundo, 11 milhões na Europa e espera atingir mais 11 milhões em apenas três anos, isto porque, segundo João Amaral "o mercado da informática não está em crise, ele é uma necessidade e uma realidade".

Recorde-se que em Portugal a Toshiba iniciou o seu negócio em 1978, mas só começou a comercializar os primeiros computadores portáteis em 1987. Entre 1994 e 2000 a empresa manteve uma estratégia de abordagem ao mercado através de três distribuidores, iniciando a sua presença directa com a Toshiba Information Systems Portugal em Agosto de 2000.

Notícias Relacionadas:

2005-02-24 - Gamas Tecra e Portégé da Toshiba avançam com evolução para conceito EasyGuard
2005-02-15 - Nova gama empresarial de portáteis Toshiba aposta em segurança e robustez