(Actualizada) Os rumores que começaram a circular no início da semana confirmaram-se. Entre as várias novidades apresentadas esta quinta-feira pela Toshiba na IFA esteve o Folio 100, o primeiro tablet de media da fabricante japonesa.

O modelo que, tal como tinha sido avançado, usa o sistema operativo Android da Google, começa a chegar à região EMEA no quarto trimestre e custará 399 euros. Recorde-se que também hoje a Samsung deu a conhecer o seu novo Tablet na IFA, mas o preço não foi ainda revelado.

Com 25,7 cm de comprimento e 14 mm de espessura, divididos por 760 gramas, o Folio 100 oferece ecrã táctil de 10,1 polegadas, com 1024x600 píxeis. Conta também com uma webcam de 1,3 megapixéis e videoconferência.

As restantes características técnicas dão conta de um processador Nvidia Tegra 2, memória de 16 GB e ligações HDMI, Bluetooth e WiFi. Está prevista para breve a inclusão de tecnologia de Internet de banda larga móvel 3G.

A autonomia da bateria oferecida ronda as sete horas: 65% em navegação na Web, 10% em reprodução de vídeo, 25% em standby.

[caption]Toshiba Folio 100[/caption]

Nova plataforma Places

A fabricante japonesa anunciou também na IFA a disponibilização do Toshiba Places. A nova plataforma vai permitir a partilha de conteúdos Web na nuvem, a partir dos vários dispositivos da marca, entre televisores, portáteis e também tablets.

Embora a interface mantenha o mesmo aspecto entre produtos, está adaptada às características individuais de cada tipo de dispositivo. A interface para TV (actualmente acessível através de uma nova set-top-box Toshiba) utiliza um controlo remoto para aceder aos conteúdos online, incluindo opções para ver um guia de programas, programas visualizados recentemente e outras funções relacionadas com a TV não adequadas à versão para PC.

Testado inicialmente no mercado francês, o Toshiba Places vai ser lançado gradualmente nos diversos países da região EMEA a partir do quarto trimestre, com a promessa de que virá incluído com o novo Folio 100.

Refira-se que associado ao Places estará também o Toshiba Marketplaces, uma espécie de "canal de venda" para conteúdos multimédia e serviços desenvolvidos por parceiros para os produtos da marca japonesa.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada na descrição das características técnicas do Folio, que (para já) não inclui ligação 3G.

Foi incluída uma imagem do equipamento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.