(Actualizada) Os rumores que começaram a circular no início da semana confirmaram-se. Entre as várias novidades apresentadas esta quinta-feira pela Toshiba na IFA esteve o Folio 100, o primeiro tablet de media da fabricante japonesa.

O modelo que, tal como tinha sido avançado, usa o sistema operativo Android da Google, começa a chegar à região EMEA no quarto trimestre e custará 399 euros. Recorde-se que também hoje a Samsung deu a conhecer o seu novo Tablet na IFA, mas o preço não foi ainda revelado.

Com 25,7 cm de comprimento e 14 mm de espessura, divididos por 760 gramas, o Folio 100 oferece ecrã táctil de 10,1 polegadas, com 1024x600 píxeis. Conta também com uma webcam de 1,3 megapixéis e videoconferência.

As restantes características técnicas dão conta de um processador Nvidia Tegra 2, memória de 16 GB e ligações HDMI, Bluetooth e WiFi. Está prevista para breve a inclusão de tecnologia de Internet de banda larga móvel 3G.

A autonomia da bateria oferecida ronda as sete horas: 65% em navegação na Web, 10% em reprodução de vídeo, 25% em standby.

[caption]Toshiba Folio 100[/caption]

Nova plataforma Places

A fabricante japonesa anunciou também na IFA a disponibilização do Toshiba Places. A nova plataforma vai permitir a partilha de conteúdos Web na nuvem, a partir dos vários dispositivos da marca, entre televisores, portáteis e também tablets.

Embora a interface mantenha o mesmo aspecto entre produtos, está adaptada às características individuais de cada tipo de dispositivo. A interface para TV (actualmente acessível através de uma nova set-top-box Toshiba) utiliza um controlo remoto para aceder aos conteúdos online, incluindo opções para ver um guia de programas, programas visualizados recentemente e outras funções relacionadas com a TV não adequadas à versão para PC.

Testado inicialmente no mercado francês, o Toshiba Places vai ser lançado gradualmente nos diversos países da região EMEA a partir do quarto trimestre, com a promessa de que virá incluído com o novo Folio 100.

Refira-se que associado ao Places estará também o Toshiba Marketplaces, uma espécie de "canal de venda" para conteúdos multimédia e serviços desenvolvidos por parceiros para os produtos da marca japonesa.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada na descrição das características técnicas do Folio, que (para já) não inclui ligação 3G.

Foi incluída uma imagem do equipamento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.