Como já é habitual por esta altura, a Toshiba apresentou a nova gama de portáteis e televisores que nas próximas semanas chegam às lojas portuguesas, com destaque especial para os novos processadores Intel e o redesign dos produtos, mas também para funcionalidades 3D.

A empresa, que em 2011 liderou o mercado de portáteis em Portugal com uma quota de 20%, continua a apostar na inovação e no design como forma de conquistar os consumidores e mostrou 12 novos modelos que cobrem os diferentes segmentos, dos Satellite L aos Satellite P e Qosmio.

Assente na nova geração de processadores Ivy Bridge da Intel, mas com alguns modelos a usar processadores AMD, a nova gama de portáteis vai chegar às lojas no final deste mês ou início de maio. O atraso no lançamento dos chips da Intel condicionou o detalhe de características dos novos modelos, e dos preços que só serão revelados mais próximo da data de lançamento.

Na linha Satellite L há três modelos novos, o L830, L850 e L855, com dimensões de ecrã entre as 13,3 e as 15,6 polegadas e várias cores, e acabamentos metálicos.

[caption]Nome imagem[/caption]
A série de entretenimento e gaming Qosmio tem também um novo modelo, o X870, que mantém um design arrojado e apontamentos em vermelho que já distinguiam a geração anterior desta linha de portáteis. Para além dos processadores Intel Quad Core o novo portátil conta com 16 GB de RAM DDR3 e um ecrã de 17,3 polegadas Full HD, para além de quatro colunas Harman Kardan.

Na série Satellite P a Toshiba anunciou também um novo modelo, o P855, o primeiro desta linha a permitir a visualização de imagens 3D sem necessidade de utilização de óculos. Recorde-se que a Toshiba já tinha lançado um portátil com 3D, mas na linha Qosmio.

[caption]Nome imagem[/caption]

A Toshiba conta revelar ainda este trimestre o novo alinhamento de portáteis para o segmento profissional, que segue as mesmas orientações já desenhadas para os modelos de consumo, adotando os novos processadores Intel e um novo design, adiantou ao TeK Jorge Borges, diretor de marketing da empresa.

Questionado quando aos tablets, Jorge Borges lembrou que a Toshiba acaba de lançar em Portugal o AT200, que tinha sido apresentado na IFA, e que nos próximos meses haverá mais novidades, até porque esta é uma área na qual a empresa está a investir e onde espera ter mais trunfos com o lançamento do Windows 8.

Conetividade e 3D para os televisores

A revisão da linha de televisores traz 27 novos produtos para o mercado português, sendo três leitores de Blu-ray. Para além do início da comercialização do primeiro televisor 3D sem óculos, os novos aparelhos apostam sobretudo no design e no reforço da conetividade, mas também na inovação.

Cerca de metade da nova linha de equipamentos da Toshiba tem funcionalidades de Connected TV, suportando ligação Wi-Fi e DNLA, e 11 dos modelos já estão preparados para fazer a ligação à tecnologia WiDi da Intel, embora seja necessário fazer um upgrade de firmware que deverá estar disponível em junho.

O Toshiba ZL2, o televisor 3D sem óculos, é a estrela da linha de produtos e permite a visualização de 9 posições independentes (ou 9 espectadores), o que aumenta o conforto na visualização de filmes 3D face à geração anterior, que limitada o número de posições a partir das quais se conseguia ter uma experiência de imagens tridimensionais de qualidade.

[caption]Nome imagem[/caption]

Na gama de novos televisores há ainda modelos com 3D ativo e 3D passivo, com as características de topo de gama a chegarem a modelos com ecrãs mais pequenos (a partir das 23 polegadas) e preços mais baixos.

Jorge Borges salientou que nos últimos seis meses a Toshiba tem conseguido manter a terceira posição na venda de televisores em Portugal, segundo números da GfK, e que a empresa tenciona continuar a apostar na estratégia de oferecer produtos de topo e de alta tecnologia mas também abordar gamas mais baixas, onde consegue oferecer um preço mais reduzido com qualidade e fiabilidade.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador