Seguindo a linha de desenvolvimento que já tinha iniciado com o R630, a Toshiba acaba de lançar um novo modelo de computador portátil onde conjuga a aposta na leveza e na redução da dimensão do computador sem comprometer a performance. O R800 é o primeiro modelo da marca onde é aplicada uma nova tecnologia de refrigeração do processador, o Airflow Cooling, o que permite a utilização de chips com melhor desempenho sem o aumento de calor associado.



"Este é um equipamento onde se reflecte o trabalho conjunto da Intel e da Toshiba no desenvolvimento de uma nova forma de dissipar o calor, o que nos permite inovar na engenharia, com um equipamento pequeno e leve - de 1,5 Kg - e com um preço muito competitivo", explica Marco Perino, general manager de da área de digital products da Toshiba.



A integração de componentes de robustez com magnésio num chassi mais fino, onde não se perdem as portas de ligação USB (3.0 e 2.0) e o leitor de DVD são normalmente adições caras num portátil, mas a Toshiba quer garantir preços controlados nesta nova linha de equipamentos.

[caption]toshiba[/caption]

Com o R800 a Toshiba também inova na uniformização das linhas de consumo e profissionais. Pela primeira vez o mesmo modelo estará disponível nas linhas Satellite (para consumo), Tecra (profissional) e Portégé (de ultramobilidade), mantendo a mesma engenharia de componentes, mas diferenciando algumas funcionalidade e mesmo a composição do chassi. Já antes o Toshiba R630 tinha sido lançado para as linhas Satellite e Portégé, mas não Tecra.



A separação entre as linhas profissionais e de consumo vai manter-se, mas a Toshiba está a apostar de forma crescente na harmonização dos produtos, sobretudo em termos do desenvolvimento técnico interno dos notebooks, onde a engenharia da empresa faz a diferença face aos modelos cada vez mais padronizados.



Os novos modelos devem chegar ao mercado português no segundo trimestre do ano, com preços a partir de 899 euros, diferenciando vários componentes, como o material do chassi, a integração de conectividade 3G e algumas funcionalidades como a disponibilização de docking stations e reconhecimento de impressão digital.

Os modelos estarão disponíveis em todas as linhas com cores preta, mas há também opções em vermelho (na linha Satellite) e azul (no Tecra).