É sabido que a quinta geração da rede wireless vai transformar o mundo digital, permitindo velocidades até 20 Gbps, o que vai permitir despoletar a indústria em diversos sectores. A robótica é um dos exemplos onde o 5G será vital para o desenvolvimento de robots com aspeto humanoide. Nesse sentido, a Toyota aliou-se à Nocomo para realizar testes, que foram bem-sucedidos, com o robot T-HR3, controlando-o a uma distância de cerca de 10 quilómetros, através de uma rede 5G.

O objetivo é criar um robot para acompanhar e suportar as pessoas em diversas atividades e circunstâncias, tais como em instituições de cuidados médicos ou nas casas. No teste, o robot foi controlado por uma pessoa dentro de uma base, com a máquina a replicar todos os movimentos do operador, em tempo real, como pode assistir no vídeo.

Os operadores têm controlo das mãos, braços e pés, que trabalham juntamente com o headset, para que possam ver através da perspetiva do robot. Além disso sentem toda a resistência do robot a deslocar-se pelo mundo, através de um sistema de force feedback, facilitando e tornando mais seguro o seu controlo. Graças à velocidade da infraestrutura 5G, a rede operou com uma latência muito baixa, mantendo uma resposta suave dos movimentos.

No futuro, as empresas anteveem a cooperação entre humanos e robots, em diversas profissões e certos trabalhos com a massificação do 5G. No dia 6 de dezembro a Toyota vai fazer uma nova demonstração, na sede da Docomo.

tek toyota