Apostada em combater a proliferação de vírus e aumentar a protecção aos utilizadores dos seus sistemas, a Microsoft criou em Maio, em conjunto com a Network Associates e a Trend Micro, uma associação para disponibilizar mais rapidamente informação sobre ameaças à segurança informática. A Vírus Information Alliance anunciou entretanto a adição de três novos membros, com a entrada da Computer Associates, Sybari e Symantec.



Desta forma, a Vírus Information Alliance reúne agora cinco dos principais produtores de software anti-vírus do mundo, mas a informação disponibilizada será centrada exclusivamente nas ameaças às plataformas da Microsoft. Em comunicado, avisa-se que os internautas deverão continuar a recorrer aos seus fornecedores de aplicações antivírus para obter informação sobre ataques que afectem tecnologia não-Microsoft.



No site desta associação os utilizadores podem encontrar recomendações sobre as melhores atitudes a tomar para evitar ataques maliciosos, artigos práticos e ligações a outros recursos web sobre defesa contra vírus. A política adoptada é que os utilizadores possam aceder rapidamente aos diversos sites dos fabricantes de anti-vírus que participam na VIA de forma a conseguirem fazer upgrades às suas aplicações ou obter mais detalhes sobre determinado tema.



Este anúncio sobre a entrada de novos membros na Vírus Information Alliance não deixa de ser curioso e mostra a capacidade que a Microsoft tem de reunir concorrentes fortes no mercado de software de segurança, já que as suas plataformas são as principais clientes destas empresas.



Não deixa de ser também intrigante perceber que, entre a formação da Vírus Information Alliance e este novo anúncio, a Microsoft completou a aquisição da GeCAD uma produtora de software de segurança romena. Esta compra levantou na altura bastante especulação em relação à possibilidade da empresa integrar no seu sistema operativo capacidades de detecção e eliminação de ataques de vírus, o que abalaria fortemente as produtoras actualmente no mercado.

Notícias Relacionadas:

2003-06-11- Microsoft entra no mercado de anti-vírus com aquisição da GeCAD