A Optimus Clix anunciou hoje a disponibilização de uma nova funcionalidade para os utilizadores do seu serviço de televisão: o acesso à comunidade de partilha de livros Winking Books. A utilização é gratuita e mediada por uma nova aplicação, acessível através do menu de TV.

Por via desta aplicação, os clientes da operadora da Sonaecom podem, sem sequer sair do sofá, trocar livros que tenham em casa, e dos quais já não precisem, por outros a que gostariam de ter acesso e que, por sua vez, deixaram de ter interesse para o atual proprietário.

O processo é simples e tem início com o registo na comunidade - que pode ser no site da Winking Books ou na aplicação para a televisão. Depois é preciso adicionar livros à conta para ganhar pontos.

Cada livro vale um ponto e é preciso ter, pelo menos, dez pontos para começar a fazer pedidos. Uma vez preenchido este requisito, basta escolher no catálogo de obras disponíveis aquelas que se quer receber em casa.

Os livros são enviados pelo correio (através dos CTT), sendo os portes suportados pelo remetente. "O único custo envolvido consiste no valor do envio de um livro através do serviço de correios, por pouco mais de 1 euro, sendo a receção 100% gratuita", realça a operadora.

Numa altura de "crise" em que as trocas diretas parecem ganhar novo fôlego, e o projeto Winking Books será mais um exemplo da tendência. A plataforma, lançada o ano passado por dois portugueses, está disponível também em inglês e italiano, reunindo utilizadores de todo o mundo, que partilham livros que não são do seu interesse por outros de que precisam. Poupam não só dinheiro, mas também o meio ambiente, destacam os responsáveis no site do projeto.

O serviço reúne milhares de títulos das mais variadas temáticas, com publicações em diversas línguas, acrescenta a Optimus, num comunicado aos meios.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes