"Ordeno ao Departamento de Defesa, ao Pentágono, que inicie imediatamente o processo necessário para criar uma força espacial como sexto ramo das Forças Armadas", declarou o líder norte-americano durante um encontro com o Conselho Nacional Espacial dos EUA.
Para Donald Trump, a criação de uma força militar espacial é uma condição necessária para defender a América visto que “uma simples presença no espaço não é suficiente, temos que dominar o espaço", noticia a Reuters.
Sem dar pormenores sobre qual será a missão da “space force”, o chefe de Estado explicou que será uma "força espacial" independente e que estará lado a lado com o Exército, a Força Aérea, a Marinha, os Fuzileiros e a Guarda Costeira.
No entanto, a “ordem” de Trump precisa da aprovação do Congresso norte-americano para avançar e aí as opiniões dividem-se entre aqueles que defendem a criação de uma entidade em igualdade de circunstâncias com os outros ramos e aqueles que consideram mais funcional deixar o espaço a cargo da Força Aérea.
“Felizmente o Presidente não o pode fazer sem a aprovação do Congresso, porque agora não é o momento de dividir a Força Aérea. Existem demasiadas missões em curso”, considerou o senador democrata Bill Nelson.
A ideia de uma "força espacial" foi levantada antes, com Trump a considerar que ali também "se travam guerras, tal como na terra, no ar e no mar" e defendendo que isso tornaria o Pentágono mais eficiente.
Em dezembro, o presidente norte-americano assinou uma diretiva de política espacial que estabelecia o objetivo do Governo dos EUA criar uma base lunar tendo a primeira missão tripulada a Marte na mira.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários