Nem todas as aplicações desenhadas para acompanhar a visualização de publicidade e o comportamento dos utilizadores online são invasivas da privacidade e violadoras dos direitos dos internautas. O programa Trusted Download da TRUSTe acaba de conceder certificações a oito programas, embora tenha recusado dezenas de candidatos.

A organização que monitoriza a privacidade na Internet e as práticas de email validou uma lista de aplicações, recorrendo a técnicos independentes. Entre as oito aplicações certificadas inclui-se a Save 4.0 da WhenU.com, um dos programas de adware que gerou mais críticas pelo método de distribuição do software.

Segundo a organização, as aplicações certificadas tiveram de fazer algumas alterações ao comportamento do software e à forma como validam a autorização dos utilizadores para instalar a aplicação. Dos critérios de certificação fazem ainda parte a facilidade de desinstalação e ainda a não interferência com o sistema onde são instalados.

Esta certificação é importante porque empresas como a AOL, Microsoft e Yahoo validam as suas decisões sobre parceiros na publicidade com a TRUSTe. As aplicações agora certificadas são a CamFrog Video Chat 3.81 da Camshare, Coupon Bar 5.0 e Coupon Printer 5.0 da Coupons, Crawler Toolbar 4.2 da Crawler, Illumio 1.2.73 da Tacit Software, MostFun 1.0 da NeoEdge e ainda a Vomba 1.2.0.0 da Vomba Network.

A TRUSTe está ainda a avaliar mais de uma dúzia de aplicações, mas não revelou o nome das mesmas nem das empresas que os suportam.

Notícias Relacionadas:
2006-09-21 - Programas de marketing das empresas utilizados para distribuir spyware
2006-02-10 - Federal Trade Commission ameaça utilizadores de adware com humilhação pública
2001-04-12 - TRUSTe publica princípios sobre práticas de privacidade