Está à porta o fim de semana de descontos que tradicionalmente abre a corrida às compras de Natal nos Estados Unidos. Começa com a Black Friday, a sexta feira a seguir ao feriado de Thanksgiving, e termina com a Cyber Monday, na próxima segunda-feira. Em Portugal também vamos poder beneficiar de alguns descontos.

Amazon e eBay são duas das empresas online que aderiram à iniciativa, assinalando as campanhas logo a partir da homepage. O conjunto de produtos com desconto é diverso, abrangendo as categorias que ambas costumam disponibilizar.

Seja através dos lojistas (online e offline) ou das fabricantes, por iniciativa individual, são muitos os "artigos tecnológicos" à venda neste fim de semana de descontos, de marcas como a Dell, Lenovo, Sony e Apple.

Relativamente à Apple, e tal como aconteceu nos últimos anos, a empresa vai alargar a campanha Black Friday a outros países além dos Estados Unidos, inclusive a Portugal.

A empresa já tem na loja online portuguesa um banner que refere esta sexta feira, 25 de novembro, como "o dia especial de compras na Apple", prometendo "fantásticas ofertas" em produtos emblemáticos como o iPhone, iPod ou nos Macs. A grandeza dos descontos não é referida.

Na linha do que tem feito, a fabricante da maçã deverá oferecer reduções na ordem dos 10%, embora nem todos os artigos tenham o mesmo valor de desconto.

Em Portugal, contudo, não há nenhuma iniciativa conjunta para assinalar qualquer uma destas datas, à semelhança do que aconteceu há dois anos atrás com a Cyber Monday portuguesa, promovida pelo KuantoKusta. Contactados pelo TeK, os responsáveis pelo site comparador de preços voltaram a defender que as condições que os lojistas estão dispostos a oferecer não justificam a repetição da campanha.

O evento ainda regressou numa segunda edição, organizada pela ecoupons.com, mas não deverá conhecer uma terceira edição em 2011, já que visitando o domínio que aloja a loja online portuguesaCyber Monday portuguesa podemos ver que os conteúdos se referem a 2010.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico