Está disponível para download a mais recente versão do Ubuntu. Além de novas funcionalidades, e das melhorias, o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot trabalha o aspeto do sistema operativo de código aberto e torna a sua utilização mais simples, apostas que as versões anteriores também já faziam mas que ganhou relevo especial neste upgrade.



O Oneiric Ocelot ganha um novo ecrã inicial, com uma arrumação de ícones diferente e alinhada à esquerda. Passam a estar disponíveis 14 novos wallpapers, cuja utilização determina as cores usadas na barra que arruma o menu inicial do sistema operativo. A forma de gerir janelas e aplicações em utilização também foi alterada.




No que se refere às melhorias vale a pena referir o Ubuntu Software Center foi redesenhado. A pesquisa de aplicações foi facilitada e é agora possível organizar informação de acordo com critérios de popularidade das aplicações, bem como por votos e apreciações de outros utilizadores. É também possível sincronizar as aplicações usadas em todas as máquinas Ubuntu do utilizador.

Ao nível da performance há também melhorias. Nomeadamente ao nível do tempo necessário para carregar as aplicações e na pesquisa, que tira também partido de uma capacidade melhorada para filtrar dados e do refinamento de critérios na busca de informação.




Pré-instalado o sistema operativo conta com um conjunto de programas, como o Firefox 7. Para o correio eletrónico o Thunderbird torna-se a referência e na produtividade a opção é o LibreOffice. Para a imagem, a Canonical integra o Shotwell, para a música o Banshee e para os vídeos o Totem.



A nova versão do Ubuntu está disponível em 38 línguas.



No vídeo que a Canonical disponibilizou é possível fazer um tour rápido pela nova versão do sistema operativo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.