A Canonical já tinha apresentado a versão para dispositivos portáteis do seu sistema operativo móvel Ubuntu e adiantado que os primeiros exemplares a correr a plataforma chegariam ao mercado no final do ano.



O CEO da empresa veio agora confirmar, em entrevista ao The Wall Street Journal, que os primeiros smartphones o com Ubuntu Mobile serão comercializados em outubro.




Mark Shuttleworth garantiu que existem varios fabricantes interessados em integrar a plataforma nos seus equipamentos. Não adiantou, no entanto, mais detalhes em relação a acordos com fabricantes. Também não revelou quais serão os primeiros mercados a receber os telemóveis com o Ubuntu Mobile.




Da entrevista ficou ainda a saber-se que ainda este mês a Canonical disponibiliza a versão para programadores do novo sistema operativo, material que permitirá a criação de aplicações a tempo do lançamento comercial da plataforma. As aplicações desenvolvidas para a versão móvel do Ubuntu vão também correr na versão para desktop do sistema operativo, garantindo a integração entre os dois ambientes.

Cristina A. Ferreira

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico