A Canonical já tinha apresentado a versão para dispositivos portáteis do seu sistema operativo móvel Ubuntu e adiantado que os primeiros exemplares a correr a plataforma chegariam ao mercado no final do ano.
O CEO da empresa veio agora confirmar, em entrevista ao The Wall Street Journal, que os primeiros smartphones o com Ubuntu Mobile serão comercializados em outubro.
Mark Shuttleworth garantiu que existem varios fabricantes interessados em integrar a plataforma nos seus equipamentos. Não adiantou, no entanto, mais detalhes em relação a acordos com fabricantes. Também não revelou quais serão os primeiros mercados a receber os telemóveis com o Ubuntu Mobile.
Da entrevista ficou ainda a saber-se que ainda este mês a Canonical disponibiliza a versão para programadores do novo sistema operativo, material que permitirá a criação de aplicações a tempo do lançamento comercial da plataforma. As aplicações desenvolvidas para a versão móvel do Ubuntu vão também correr na versão para desktop do sistema operativo, garantindo a integração entre os dois ambientes.
Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários