Os promotores do sistema operativo de código aberto Ubuntu estão a preparar uma versão móvel do software, que deverá estar disponível a partir de Outubro para se assumir como mais uma alternativa para os fabricantes de smartphones.
O projecto Ubuntu Mobile and Embeded está a ser discutido num encontro de programadores (Ubuntu Developer Summit) em Sevilha e conta com o apoio de peso da Intel, que tem vindo a trabalhar num novo processador de baixo consumo.
Este novo processador da Intel, diz a IDG News citando a Ubuntu, vai suportar-se num chipset que permitirá melhorar a experiência de acesso à Internet a partir do dispositivo móvel. Este trabalho tem sido acompanhado pela Ubuntu que vem coordenando com a fabricante o seu trabalho de desenvolvimento.
A Intel apoia aliás uma iniciativa semelhante apresentada no passado mês de Abril. O GMAE (Gnome Mobile & Embedded Initiative) é um projecto aberto à comunidade de programadores e fabricantes e prevê o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, suportadas em componentes de código aberto baseadas em Gnome.
As plataformas móveis são aquelas onde o open source tem hoje menor representatividade embora esteja a crescer, como acontece no mercado de PCs desktop, portáteis e servidores, mas em menor escala. No ano passado apenas 6 por cento dos do mercado de sistemas operativos e smartphones usavam sistema operativo de código aberto.
Notícias Relacionadas:
2006-06-05 - Ubuntu estreia edição servidor e suporte a plataforma Sparc
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários