A Universidade de Coimbra é a primeira instituição de ensino portuguesa a aderir ao Programa Académico da Jaspersoft, apresentado ontem pela fornecedora de soluções de inteligência empresarial (BI).

Com a iniciativa, à escala mundial, a empresa propõe-se disponibilizar gratuitamente software de Business Intelligence, informação e recursos de formação online, a universidades e escolas superiores acreditadas.

O objetivo é "ajudar a ensinar BI e a preparar a próxima geração de analistas de negócios e cientistas de dados para o mercado de trabalho", declara a fornecedora de software de inteligência empresarial, num comunicado à imprensa.

Através do programa, as instituições de ensino podem candidatar-se a uma licença gratuita da suite de BI comercial (empresarial) da Jaspersoft, a utilizar no âmbito do seu programa de ensino.

De acordo com a empresa, a iniciativa conta já com a adesão de várias universidades noutros países, cujos alunos de informática e estatística recorrem ao software de BI da Jaspersoft, esperando-se que assim saiam das escolas "melhor preparados para uma rápida transição para o mercado de trabalho".

"Os estudantes adquirem competências aplicadas de analítica preditiva e de prospeção de dados para analítica social. Oitenta por cento dos estudantes especializam-se em BI por existir uma enorme procura de profissionais desta área no mercado de trabalho", defende Sudha Ram, professora da Escola mpresarial especializada em Sistemas Informáticos de Gestão no Eller College of Management da Universidade do Arizona (EUA).

À data, as soluções da marca disponibilizadas ao abrigo deste programa estão a ser usadas por instituições de ensino como a Universidade de Carnegie Mellon (EUA), Universidade de Paris Dauphine (França), Universidade Chemnitz (Alemanha), Hochschule Karlsruhe (Alemanha), Instituto de Tecnologia Blanchardstown (Irlanda), Universidade Rey Juan Carlos (Espanha) e Universidade de Genéve (Suíça).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico