Fonte da assembleia europeia disse à agência Lusa que “o ‘site’ do Parlamento Europeu foi alvo de um ciberataque”, levando a que a página da internet da instituição esteja inacessível. A normalidade foi recuperada ao final da tarde do mesmo dia.

O porta-voz do Parlamento Europeu, Jaume Duch, escreveu na rede social Twitter que “a disponibilidade do ‘site’ do Parlamento Europeu está atualmente afetada por elevados níveis de tráfego de rede externa”, garantindo tratar-se de um “ataque” cibernético. O ataque é do tipo Distributed Denial of Service (DDoS).

A presidente da instituição, Roberta Metsola, acusou através do Twitter um grupo ligado à Presidência russa (Kremlin), de ter cometido “um ciberataque sofisticado” e respondeu escrevendo “Glória à Ucrânia”.

As equipas estão a trabalhar para restabelecer todos os sistemas. A indicação inicial era de que a ligação ao site do Parlamento Europeu já teria sido reestabelecida, depois de ter estado cerca de uma hora em baixo, mas o site voltou a estar indisponível, como verificámos à hora de publicação desta notícia.

O ataque terá sido reclamado pelo grupo Killnet, segundo uma informação e imagem que está a ser partilhada por vários meios.

killnet ataque parlamento europeu

Os ataques informáticos têm sido utilizados como uma forma de pressão sobre empresas e instituições que apoiam a Ucrânia. Os últimos estudos mostram que a atividade de ciberhacktivistas aumentou desde a invasão à Ucrânia, em fevereiro de 2022. Um relatório da Microsoft indica que o número de ciberataques patrocinados por Estados está a crescer mas também a sua eficácia. Para além da Ucrânia também o Irão e a Coreia do Norte estão entre as fontes mais ativas de ataques.

Bruxelas já tinha feito uma proposta para reforçar a cibersegurança no espaço europeu, procurando reforçar a cooperação e investimentos na área da ciberdefesa, de modo a proteger cidadãos e infraestruturas da UE, apostando também num melhor processo de deteção e mitigação das crescentes ameaças.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação depois da normalização da situação

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.