A FDTI - Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação assinala no próximo dia 7 de Outubro, o início da terceira fase da iniciativa "Um Sorriso com as TIC". A unidade de pediatria do Garcia de Orta é a primeira a receber a iniciativa nesta nova fase do projecto que vai envolver um total de oito hospitais.

Apoiado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o projecto "Um Sorriso com as TIC" visa dotar as áreas de pediatria dos hospitais públicos de infra-estruturas tecnológicas que permitam às crianças internadas momentos de lazer e o acompanhamento pela família ou amigos.

A iniciativa destina-se às crianças internadas nas unidades de pediatria de hospitais dos 4 aos 12/14 anos, aos técnicos, voluntários hospitalares e aos familiares dessas crianças.

A operacionalização do projecto concretiza-se, através da implementação conjugada de infra-estruturas (computadores multimédia com ligação à Internet em banda larga) e de conteúdos lúdico-formativos, para as crianças internadas.

O projecto engloba igualmente formação específica aos técnicos hospitalares e aos familiares das crianças, para que se garanta um acompanhamento correcto e eficaz das crianças na utilização dos equipamentos.