
De acordo com previsões da Microsoft será responsável por qualquer coisa como o envio diário de mais de 1,5 mil milhões de mensagens de spam e em 2009 esteve relacionada com boa parte das infecções e problemas de segurança identificados pelas diversas empresas de segurança.
A descrição resume o potencial da botnet Waledac, uma das mais conhecidas e poderosas redes de computadores do mundo, controlada remotamente por spammers - neste caso da Europa de Leste - com o objectivo de espalhar mensagens de correio não solicitadas e ameaças de segurança.
Os dados foram apurados pela Microsoft em meses de investigação e estão na base de um processo judicial que a empresa interpôs na justiça contra spammers desconhecidos.
O primeiro resultado conseguido foi uma ordem judicial para desactivar 277 domínios .com associados à rede, que se espera deixem inoperacionais os servidores de comando e controlo responsáveis pelo envio de ordens aos computadores zombie "capturados" pela rede e susceptíveis de controlo remoto.
A ordem do tribunal é dirigida à Verisign, que gere os domínios .com e que ainda não reagiu à decisão.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários