Eis uma forma diferente de visitar o museu da Porsche, através do registo da câmara de filmar do drone DJI Avata. O modelo foi desenhado para ser utilizado em locais estreitos e de difícil acesso, incluindo interiores de edifícios. Coreografado ou não, o certo é que o vídeo mostra a habilidade do piloto no controlo do drone, passando por zonas estreitas, pelo meio dos capots dos veículos e outros espaços apertados, numa viagem vertiginosa. As imagens do vídeo são estonteantes, mostrando alguns clássicos de grande valor da fabricante automóvel.

Veja o vídeo do drone a explorar o museu da Porsche:

O SAPO TEK teve a oportunidade de testar o DJI Avata, salientando o conceito de voo na primeira pessoa (FPV na sigla inglesa), garantindo um maior controlo e visibilidade diretamente nos “olhos do equipamento”. Para tal terá de sintonizar o drone com os óculos Googles 2, em que o utilizador vê tudo aquilo que o aparelho visualiza e grava. O utilizador fica assim menos dependente do que vê no céu ou através do ecrã do comando, tornando a utilização mais divertida. Os óculos têm dois ecrãs OLED, com dioptrias ajustáveis, o que simplifica a utilização de quem habitualmente usa óculos por prescrição médica.

O comando DJI Motion Controller foi otimizado para oferecer ao utilizador uma maior sensibilidade e rapidez de resposta aos seus gestos. Este foi calibrado para maior sensibilidade no comando do drone e para o fazer levantar ou regressar à base rapidamente, orientando o rumo e acelerando quando é necessário, só com uma mão.

Veja na galeria imagens do drone:

capacidade de captação de vídeo foi melhorada, assim como a estabilização da câmara, que tem um sensor CMOS 1/1.7 polegadas com 48 MP, capacidade de gravação 4K a 60 fps e 2,7K com escolha entre 50, 60, 100 e 120 fps, o que responde a quem procura o drone apenas para vídeos recreativos, mas também às necessidades dos profissionais.

bateria tem uma capacidade curta para uma experiência tão imersiva, e a DJI refere que o Avata pode voar 18 minutos com uma carga total, mas há packs com baterias extra para poder prolongar a utilização, mas tem sempre que voltar à base para a trocar.

O drone tem um custo de base de 579 euros, sem controlo remoto, mas o pack que inclui o controlador e os óculos custa 1.459 euros.