O alargamento do âmbito geográfico e operacional da Unidade de Trading da EDP Produção e o aumento de volume e complexidade do negócio motivado pela sua integração no Mercado Ibérico de Electricidade levaram a empresa a optar por um sistema de base de dados Oracle com RAC, cuja implementação foi realizada pela Oracle Portugal e a ACE Sistemas Comerciais, anunciaram as empresas em comunicado.
A Unidade de Trading da EDP utilizava já tecnologia de base de dados Oracle 8.1.7, numa plataforma partilhada em regime ASP com uma disponibilidade contratada de 95%. As novas contingências de negócio obrigaram a um aumento dessa disponibilidade para os 99,5 por cento, o que justificou a implementação do sistema com RAC (Real Application Clusters).
Esta é a primeira utilização deste sistema de alta disponibilidade na EDP, tendo sido realizados testes exaustivos em ambientes de pré-produção que envolveram a equipa do projecto no departamento de tecnologias da Unidade de Trading da EDP e que contaram com o suporte da Oracle, explica Fernanda Fernandes, Directora de Sistemas e de Operações, em comunicado.
Com esta implementação espera-se uma redução quase total de disponibilidade do sistema, o que minimiza eventuais perdas relacionadas com esta quebra de desempenho e permite calcular um retorno de investimento superior a 500 por cento, somado ao aumento substancial da eficiência e segurança dos processos diários, explica-se em comunicado.
Notícias Relacionadas:
2003-11-26 - Estratégia grid computing da Oracle apresentada em Portugal
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Primeiras impressões: Nintendo Switch 2 oferece uma experiência portátil de nova geração -
App do dia
App Clearspace é uma espécie de dieta digital onde entram flexões e agachamentos -
Site do dia
Aumente a segurança e privacidade da navegação com a extensão Ghostery -
How to TEK
5 passos para trocar a foto de perfil por um GIF animado na conta Google
Comentários