A Unisys anunciou que vai introduzir novas funcionalidades na sua linha de sistemas ClearPath com o objectivo de "oferecer aos programadores a capacidade de correrem aplicações de código aberto em ambiente mainframe", diz a empresa em comunicado.

As novas funcionalidades centram-se na implementação de ambientes de desenvolvimento e produção em linguagem Java, na introdução de um modelo de preços pay-for-service, na adopção de novas soluções de negócio vertical baseadas em mainframe e na actualização da linha de servidores ClearPath Libra.

O modelo pay-for-service ficará disponível ao longo deste ano através da rede de ISVs e pretende ser uma evolução do modelo pay-for-use, introduzido no ano passado pela empresa. Esta nova versão vai permitir que os clientes adquiram a capacidade de processamento que necessitam mediante uma métrica pré-definida.

A anunciada disponibilização de soluções verticais, por seu lado, resulta de uma parceria entre a Unisys e a System Access que prevê o trabalho conjunto entre as duas empresas para o fornecimento da solução financeira System Access SYMBOLS Universal nos servidores Unisys ClearPath.

No que se refere aos novos modelos, passam a fazer parte da gama de servidores Libra o modelo 595 que disponibiliza alta tecnologia de medição e modelos de negócio pay-for-use; o modelo 585 que apresenta melhorias de escalabilidade, hardware de reserva e processadores Java e o modelo 300 que complementa a gama de entrada da linha MCP e executa o sistema operativo MCP nos processadores de nova geração da Intel.

A Unisys acrescenta que a partir de agora "todos os servidores Libra Model 585 e Libra Model 595 vão ter capacidade de reserva de hardware, I/O, memória e networking, com facilidade de acesso a uma maior capacidade nestas áreas", diz o comunicado.

Notícias Relacionadas:
2004-12-07 - Oracle, Unisys e Microsoft reforçam parceria na área do software empresarial

2004-09-30 - Unisys garante modernização de aplicações para sistemas legacy e mainframe