A partir do próximo ano lectivo todos os cursos da Universidade Aberta vão passar a ser suportados numa plataforma de eLearning. Especializada no ensino à distância, a universidade já este ano testou a plataforma em alguns cursos mas a partir do próximo ano lectivo conta estender a sua utilização a todas as licenciaturas e mestrados que compõem a sua oferta.



A plataforma de eLearning baseia-se num modelo pedagógico virtual desenvolvido nos laboratórios da instituição e vai permitir aos alunos terem acesso a aulas previamente gravadas, interagir com os colegas, pedir esclarecimentos aos professores e marcar aulas de esclarecimento de dúvidas. A entrega dos trabalhos que integram os currículos passa também a ser feita através da plataforma.



A Universidade tem a decorrer até 7 de Março a primeira época de candidaturas aos exames de acesso à instituição, que no próximo ano lectivo estreia também um conjunto de novos cursos.



A UAb conta actualmente com mais de 10 mil alunos. Está vocacionada para pessoas que já integram a vida activa mas que pretendem avançar no grau académico. A maioria dos alunos é da região de Lisboa e estão afectos aos cursos de licenciatura disponíveis. Um quinto dos alunos está em África.



A UaB utilizava até agora um modelo em que o aluno comprava os materiais necessários ao estudo, fazia todo o trabalho em caso e contactava com a universidade na altura dos exames.



Notícias Relacionadas:

2007-10-22 - Porto Editora leva Escola Virtual a todas as capitais de distrito