O Departamento de Física da Universidade de Coimbra recebe hoje o Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, para a inauguração do Laboratório de Computação Avançada e para a entrega do Prémio Científico IBM 2000, "Um Modelo Matemático e Numérico para Análise de Materiais Multifásicos - Aplicação aos Materiais Compósitos de Matriz Metálica", da autoria de Filipe Miguel Horta e Vale Teixeira-Dias. A criação do laboratório foi apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.



A nova estrutura ficará sob a responsabilidade do físico Carlos Fiolhais, que dirige também o Centro de Física Computacional da Universidade e ficará integrada neste Centro. O laboratório, que contará com 15 doutorados, acolhe aquele que é considerado o computador para cálculo científico mais potente no país – apesar de estar ainda aquém do desempenho de outros equipamentos estrangeiros – e que tem como função simular fenómenos físicos.



Denominado "Centopeia", este sistema de computação paralelo integra 37 máquinas, sendo cada um deles considerado uma "pata" essencial para que funcione. Este sistema está já aberto à utilização dos investigadores da Universidade de Coimbra que fazem computação avançada e no futuro a outros cientistas do país. Hoje são ainda assinados protocolos de colaboração com o Centro de Matemática, o Centro de Engenharia Mecânica e o Centro de Física Computacional no âmbito do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, dirigido pela matemática Paula Oliveira.




A ocasião foi também aproveitada para a entrega do Prémio Científico da IBM, que contou igualmente com a presença do Ministro Mariano Gago. Filipe Miguel Horta e Vale Teixeira-Dias, docente e investigador do Centro de Tecnologia e Automação da Universidade de Aveiro, foi o contemplado com este prémio. O seu projecto debruça-se sobre as aplicações práticas dos materiais compostos como os de matriz metálica e de alumínio e sobre o seu comportamento mecânico térmico, que por vezes é alterado quando são submetidos a variações térmicas de grande amplitude.



O autor do projecto vencedor apresentou um modelo de comportamento para estes materiais que permite calcular o estado de tensão de um material multifásico após o seu processo de fabrico. Este processo facilitará a percepção do comportamento dos materiais compósitos, especialmente dos materiais compósitos de matriz metálica que são utilizados na construção de automóveis, na indústria aeroespacial, no desporto ou até nas áreas militares.



Notícias Relacionadas:

2001-04-19 - Universidade do Minho e ZGDV juntas no Centro de Computação Gráfica

2001-07-02 - Laboratórios recebem mais 1,4 milhões de contos para projectos

2000-12-21 - IBM atribui Prémio Científico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.