As universidades ligadas ao projecto e-U vão passar a beneficiar de preços mais baixos para ter acesso ao software da Autodesk. A medida resulta de um protocolo assinado entre a UMIC, a FCCN e a empresa e tem como objectivo incentivar e facilitar a produção, acesso e partilha de conhecimento nas universidades e institutos politécnicos.



Nos termos do acordo, as instituições de ensino terão acesso a licenças de software por 25 euros, um preço a que se junta IVA e que só é válido para compras de 50 ou mais licenças de produtos Autodesk distintos, o que perfaz um investimento mínimo de 1.250 euros, mais IVA. As condições especiais de acesso ao software da Autodesk são possíveis graças ao processo de licenciamento simplificado de software dirigido às escolas, a Licença Campus Autodesk.



Recorde-se que a Autodesk já tinha um protocolo assinado com a UMIC, para facilitar o acesso ao seu software a professores e alunos das instituições de ensino aderentes ao e-U Campus Virtuais.



Este primeiro protocolo permitia o acesso dos alunos aos produtos Autodesk para fins pessoais, ao contrário do novo acordo que abre portas a uma utilização institucional dos produtos.



No âmbito deste primeiro protocolo assinado em Dezembro do ano passado inscreveram-se na comunidade universitária Autodesk 3 mil utilizadores e foram realizados 4 mil downloads, com um valor de mercado de 24 milhões de euros.



Ao longo deste primeiro ano as aplicações de projecto de Engenharia Civil de Vias e Infra-estruturas, bem como de Engenharia Industrial foram as que tiveram mais procura por parte de alunos e professores.



O novo protocolo, agora assinado, também prevê o apoio da Autodesk aos jovens universitários que terminem os seus cursos. Este apoio traduz-se no pedido aos 25 mil clientes da empresa em Portugal, para disponibilizarem no Portal Universitário os seus anúncios de emprego, facilitando o acesso dos alunos universitários a estas propostas de forma mais centralizada.



Notícias Relacionadas:

2003-11-05 - Governo faz homologação de 21 candidaturas no Programa e-U

2003-01-22 - Campus Virtuais facilitam acessibilidade às TIC no ensino superior