Estão abertas as inscrições para a final da Maratona Inter-Universitária de Programação. A prova, que se realiza no próximo dia 20 de Outubro, escolhe os representantes nacionais no ACM International Collegiate Programming Contest.



O concurso mundial de programação teve origem na década de 70 e desde então todos os anos coloca em confronto jovens universitários de todo o mundo. No ano passado participaram mais de 6 mil equipas de 82 países.



A final mundial da edição 2008 do concurso tem lugar em Abril no Canadá. Os representantes portugueses que serão apurados no próximo dia 20 terão ainda de disputar as provas de apuramento da região sudoeste da Europa e só vencida essa etapa poderão chegar à final.



Na prova de apuramento nacional espera-se que participem cerca de 30 equipas, com um total de 90 estudantes. Vão fazer-se representar no evento equipas do IST, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade do Algarve e Universidade de Aveiro, entre outras.



As várias equipas terão de resolver problemas de programação num período de cinco horas, usando a linguagem de programação que acharem mais adequada.



Esta final nacional terá lugar nas instalações do IST no TagusPark. As inscrições prolongam-se até 15 de Outubro.



Notícias Relacionadas:

2006-10-11 - Acordo com MIT marca ponto de viragem para comunidade académica