Há cerca de 15 anos que os cientistas procuravam, sem sucesso, decifrar a estrutura de uma enzima retroviral semelhante à do vírus da sida. O "mistério" foi finalmente resolvido com a ajuda de uma comunidade de jogadores online.
A descoberta ficou a dever-se aos utilizadores do Foldit, uma plataforma que propõe aos internautas que resolvam puzzles em prol da ciência, e deverá abrir portas ao desenvolvimento de novos medicamentos contra o HIV.
A aplicação permite aos jogadores colaborarem e competirem na descodificação de estruturas moleculares e os cientistas desafiaram os utilizadores a produzirem um modelo preciso da enzima que há mais de uma década estudavam. O protótipo foi apresentado em três semanas, relata a imprensa internacional.
"Os jogadores conseguiram criar modelos com qualidade suficiente para que fosse feita a substituição molecular e subsequente determinação de estrutura", que vem "fornecer novas pistas para a concepção de medicamentos antirretrovirais", afirmam os investigadores, no paper publicado esta semana.
"A solução da estrutura da enzima retroviral reflete o poder dos jogos de computador online na canalização da intuição humana e habilidades tridimensionais para resolver problemas científicos", disse, ao TG Daily, Zoran Popovic, diretor do Centro de Jogos para a Ciência da Universidade de Washington, onde o Foldit foi criado.
A plataforma envolve a comunidade online na investigação científica, disponibilizando ferramentas de manipulação direta e a assistência de um programa de computador, que ajudam os participantes a criarem modelos de proteínas visíveis .
Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Próxima versão do Optimus da Tesla vai parecer um "humano a vestir um fato de robot" -
App do dia
Pudgy Penguins é o novo jogo de competição battle royale sem violência. A diversão está garantida -
Site do dia
X-Design é um canivete suíço de ferramentas de edição de imagem com IA -
How to TEK
WhatsApp: Partilhe o estado de espírito através de uma grelha com fotos divertidas
Comentários