Os rumores acerca do lançamento de um headset de realidade virtual e aumentada da Apple correm há já algum tempo e, embora Tim Cook tenha dado recentemente algumas pistas sobre a entrada no negócio da realidade virtual, a gigante tecnológica ainda não fez qualquer confirmação acerca do equipamento. Agora, um novo rumor aponta para a possibilidade de o headset contar com suporte a um sistema de autenticação que lê a íris do utilizador.

De acordo com fontes a que o The Information teve acesso, a novidade, que permitirá fazer login em contas ou até autenticar compras, fará com que o headset consiga ser utilizado facilmente por mais de uma pessoa.

Ao que tudo indica, o sistema será composto por câmaras internas que monitorizam os movimentos os olhos do utilizador, sendo necessário olhar diretamente para uma determinada funcionalidade, como por exemplo um botão de pagamento, durante uns segundos para confirmar o acesso. Acredita-se também que o headset da Apple estará equipado com 14 câmaras, dispondo de um design à base de materiais como alumínio e vidro.

Tim Cook dá pistas sobre a possível entrada da Apple no negócio da realidade virtual
Tim Cook dá pistas sobre a possível entrada da Apple no negócio da realidade virtual
Ver artigo

Recorde-se que, segundo analistas que têm vindo a projetar a entrada da Apple na indústria da realidade aumentada e virtual, a chegada de um headset da empresa da maçã pode representar um ponto de viragem para o mercado, fazendo disparar as vendas de jogos, aplicações e serviços baseados nas tecnologias.

Sem confirmação por parte da Apple, a data de chegada do equipamento continua a ser uma incógnita, embora o conhecido analista Ming-Chi Kuo aponte para janeiro de 2023. Segundo o analista, o headset “é o produto mais complicado alguma vez desenhado pela Apple”, com o lançamento impulsionar o crescimento deste segmento de produtos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.