O headset de realidade mista da Apple deve ser lançado em janeiro do próximo ano. É mais uma previsão, sem confirmação oficial, para um equipamento que, quando chegar a ver a luz do dia, conseguiu já dar origem a centenas ou milhares de notícias.
Esta mais recente previsão é do conhecido analista Ming-Chi Kuo e consta de uma nota de research a que o site 9to5Mac teve acesso, onde se refere que o dispositivo será “provavelmente lançado” em janeiro de 2023. Este mesmo analista já fez outras previsões sobre a data de lançamento do headset, que acabaram por não se confirmar. Esta está a ser levada mais a sério, por causa da objetividade da estimativa. É a primeira, das três já apresentadas, que aponta um mês específico para o alegado lançamento.
As fontes do analista, especializado em assuntos Apple, já tinham garantido que o lançamento aconteceria durante este ano. Há alguns dias Ming-Chi Kuo corrigiu a previsão para passar a apontar como data previsível para o lançamento, o segundo trimestre de 2023. Kuo sublinha que o headset, que se espera combine realidade virtual e aumentada, “é o produto mais complicado alguma vez desenhado pela Apple”, antecipando que o seu lançamento pode contribuir para acelerar o crescimento deste segmento de produtos.
Além desta previsão, outros sinais têm sido dados de que o headset da empresa liderada por Tim Cook vai mesmo existir e não estará longe do seu lançamento. No final de maio, documentos submetidos junto do gabinete de patentes dos Estados Unidos pedem o registo de um sistema operativo para realidade virtual.
O pedido foi submetido por uma empresa desconhecida, chamada Realityo Systems, que algumas fontes indicam ter sido criada pela Apple, para não ser associada ao registo. No início do ano alguns programadores já tinham também encontrado pistas de um software com estas características no código do iOS.
Entretanto, outros analistas também apontam o final deste ano, ou o início do próximo, como datas prováveis para o lançamento do headset que vai usar o RealityOS, alegadamente registado pela Apple através de outra empresa.
Mark Gurman, analista da Bloomberg especializado no mercado tecnológico, já tinha escrito que o lançamento do equipamento estava mesmo previsto para 2022, mas alguns problemas no desenvolvimento obrigaram à revisão dos planos iniciais. A agência noticiosa escrevia também, no final de maio, que o conselho de administração da Apple já teve oportunidade de experimentar uma versão do headset, que está em estado avançado de desenvolvimento. Em janeiro, adiantou que o equipamento vai custar cerca de 2 mil dólares.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários