O crescimento de vendas de portáteis, assim como dos sistemas de baixo custo e o aumento fora dos mercados tradicionais está a potenciar novamente a subida do mercado de PCs, que no terceiro trimestre ultrapassou as expectativas da IDC, registando agora uma subida de 17,1 por cento. A empresa de estudos de mercado reviu também as suas previsões para o total do ano de 2005, actualizando o crescimento para 17,1 por cento depois de ter colocado a fasquia nos 13,3 por cento.

Em termos de marcas a HP destaca-se pelo fortalecimento da sua posição, registando neste trimestre um crescimento mais rápido do que a Dell Computer, número um no ranking de vendas, fortalecendo a sua posição. A quota de mercado da HP subiu para 16 por cento, mas mantém os dois pontos de diferença em relação à Dell, que também subiu para 18 por cento.

A Acer, a Apple e a Gateway continuam a registar um ritmo de crescimento acelerado em relação às vendas mundiais de computadores. Com 54 por cento de crescimento, a Acer aumentou a sua quota de mercado de 3,6 por cento para 4,7 por cento, revela a IDC.

A Lenovo foi a única fabricante de computadores que apresentou um crescimento abaixo do valor de mercado, perdendo por isso quota de mercado e situando-se agora nos 7,7 por cento.

A IDC tem vindo a reavaliar as suas previsões de crescimento de vendas no mercado de PCs para 2005 à medida que os resultados trimestrais vão superando as expectativas iniciais. Em Novembro de 2004 a empresa de estudos de mercado apontava para um crescimento de vendas de 9,4 por cento em 2005, subindo a fasquia para 13,3 por cento em Agosto e actualizando agora o número para 17,1 por cento, quase o dobro da previsão inicial.

Com métodos de contabilização ligeiramente diferentes, as expectativas da Gartner são também muito positivas para o mercado de PCs, esperando-se um crescimento de 17,2 por cento.

Notícias Relacionadas:
2005-05-30 - Computadores portáteis continuam a dinamizar crescimento de vendas de PCs

2005-03-27 - IDC revê em baixa previsões de crescimento para o mercado mundial de PCs

2004-10-04 - IDC volta a subir previsões de vendas de computadores para 2004