A Hewlett-Packard vendeu cerca de 30 por cento dos servidores comercializados mundialmente no terceiro trimestre do ano, de acordo com os dados preliminares de um estudo da Gartner Dataquest. Isto coloca a fabricante bastante à frente do seu rival mais próximo, a Dell Computer que no mesmo período detinha 19,2 por cento do mercado dos servidores.



A Gartner indica que enquanto a quota de mercado da Dell está a crescer a da HP continua a retrair-se. A comercialização de servidores Dell cresceu 18,1 por cento comparativamente aos números registados no ano passado pela mesma altura. Por oposição, as vendas da HP compradas a período homólogo diminuíram em 4,8 por cento.



A IBM, a terceira maior fabricante de servidores a nível mundial, possui 13,9 por cento do mercado, numa queda de 1,3 por cento face a idêntico período do ano passado. Em quarto lugar está a Sun Microsystems com 6,2 por cento do mercado. A Sun viu as suas vendas aumentarem 17,5 por cento em comparação com o terceiro trimestre de 2001.



No geral, o mercado dos servidores cresceu 3,1 por cento no terceiro trimestre comparativamente a igual período de 2001.



Nos Estados Unidos, a Dell permanece no lugar cimeiro entre as fabricantes de servidores, com uma quota de mercado de 26,3 por cento. A HP arrecada o segundo posto, tomando conta de 25,9 por cento do mercado. As vendas da Dell no mercado norte-americano cresceram 26,7 por cento, enquanto as vendas da HP diminuíram em 0,5 por cento.



Notícias Relacionadas:

2002-07-31 - Mercado mundial de servidores cresce pouco no segundo trimestre de 2002

2002-07-22 - Vendas mundiais de PCs baixam pela quinta vez consecutiva