As vendas da consola PlayStation Portátil da Sony Computer Entertainment (SCEI) alcançaram as 10 milhões de unidades, comunicou a empresa na passada sexta-feira. A América do Norte é a região que regista mais interesse por estes equipamentos, absorvendo 4,5 milhões de unidades, embora os números de vendas a clientes finais se situem nos 2,2 milhões de consolas.

A PSP foi lançada oficialmente a 12 de Dezembro de 2004 no Japão, começando a ser comercializada na América do Norte em Março, seguindo-se outras regiões da Ásia em Maio e a Europa em Setembro.

Dez meses passados sobre o lançamento no Japão, a Sony entregou mais unidades na América do Norte, com 4,5 milhões de unidades expedidas, seguindo-se o Japão com 3 milhões e depois pela Europa com 2,5 milhões de unidades vendidas, garante a empresa em comunicado.

A PSP portátil da Sony começou por suportar áudio e vídeo quando foi lançada, mas depois a empresa fez um upgrade de software com o objectivo de facilitar o acesso à Internet na sua PlayStation Portátil e disponibilizou também um serviço de TV. Esta estação base, em conjugação com a ligação Wi-Fi da consola, permite ao utilizador passar conteúdos da sua televisão de casa para a PSP.

Recorde-se que principal concorrente da PSP, a Nintendo Ds já está no mercado português desde Março de 2005, tendo vendido mais de 25 mil consolas no país, de acordo com números da Concentra.

Nota da Redacção: [2005-10-24 15:10] Um alerta de um leitor levou-nos a actualizar a notícia, introduzindo maior distinção entre entrega de produtos, normalmente à rede de retalho, e vendas ao consumidor final.

Notícias Relacionadas:
2005-07-22 - Sony anuncia upgrade de software para facilitar acesso à Internet na PSP

2005-06-21 - Sony acompanha lançamento da PSP na Europa com pacote de filmes em DVD

2005-05-17 - Sony remete lançamento da PlayStation 3 para 2006