Nos primeiros três meses do ano foram vendidos 4,5 milhões de netbooks, número que supera em perto de sete vezes o conseguido no mesmo período de 2008, segundo dados apurados pela IDC.

A consultora indica também que os ultraportáteis representaram oito por cento do total de PC vendidos entre Janeiro e Março de 2009.

Sem fornecer dados exactos relativamente à quota de mercado de cada fabricante, a IDC indicou contudo que não se devem ter registado grandes mudanças face ao quarto trimestre de 2008, quando a Acer liderava as vendas, com uma participação de 32 por cento, seguida pela Asus, HP, Lenovo e Samsung, nesta ordem.

Nas previsões da consultora, as vendas de netbooks no final do ano deverão somar 22 milhões de unidades. De 2010 em diante, os mini-portáteis serão o principal suporte do mercado de PC, acredita a IDC.

"Apesar de todas as incertezas que envolvem o dispositivo, os netbooks têm vindo a atrair mais atenção", referiu Jay Chou, um dos analistas do IDC, citado pela imprensa internacional. "O preço baixo ajudou muito nas vendas, já que em época de crise as pessoas tendem a diminuir as suas despesas".