Apesar da actual situação económica, as vendas de computadores pessoais no Reino Unido acabaram por se revelar mais positivas do que o esperado no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a consultora IDC, verificando-se uma queda de apenas quatro por cento, comparativamente ao mesmo período do ano passado.



O mercado parece ter sido impulsionado pelas vendas no sector de consumo, especialmente de notebooks, área desse sector onde registaram um crescimento de 46 por cento.



As restrições ao investimento de capital por parte das empresas inglesas continuou a verificar-se, mantendo-se os orçamentos reduzidos e a adopção de estratégias de poupança nos custos. As essenciais renovações de material informático, contudo, começaram lentamente a ter lugar.



De acordo com a IDC, o clima actual é tal que as empresas estão muito relutantes em investir nos produtos e serviços relacionados com as tecnologias da informação sem estar provado que estes ajudem visivelmente ao seu negócio.



O mercado de desktops para o consumidor mostrou melhorias, baixando apenas 5,4 por cento comparativamente ao ano passado.



A IDC defende que o desempenho do mercado inglês excedeu as expectativas, apesar de incerteza continuada devido à actual situação económica. As vendas na área do consumo, sustentadas pela relativa forte procura por notebooks, ajudaram a limitar a erosão das vendas.



Contudo, a empresa salienta que as perspectivas de um retorno ao crescimento positivo durante a primeira metade de 2002 permanecem limitadas. O segundo trimestre do ano já deverá mostrar resultados mais saudáveis, impulsionados por um regresso do investimento empresarial e por uma melhoria nas vendas de notebooks".




Notícias Relacionadas:

2002-03-13 - IDC aumenta previsões de vendas mundiais de PCs para 2002

2002-01-18 - Mercado dos PC deverá recuperar em 2002 após mais um ano com fracos resultados

2001-01-07 - Consumidores impulsionam venda de PCs no último trimestre de 2001