O Gartner Group e a IDC revelaram os últimos números de vendas de computadores pessoais em todo o mundo que superaram as expectativas dos analistas. A Dell reafirmou a sua liderança e apesar da crise no sector o crescimento terá sido entre os 7,6 e 10%.

Segundo um estudo agora divulgado pela Gartner, o mercado mundial de PCs cresceu mais rapidamente do que era previsto, superando adversidades como a guerra no Iraque, a pneumonia atípica ou a recessão económica global.



As vendas de PCs terão então crescido cerca de 10 por cento entre os meses de Abril e Junho de 2003 em comparação com idêntico período de 2002, segundo afirma a Gartner. Este estudo surge um dia depois da IDC ter anunciado um crescimento menos acentuado, de 7,6 por cento, do mercado.



Apesar das diferentes avaliações, a verdade é que o número real ficou acima do que era previsto por qualquer uma das firmas. Para a Gartner a estimativa era de um crescimento de 6,4 por cento e para a IDC de 4,1 por cento.



De acordo com os dados da IDC, foram vendidos no referido período 33,2 milhões de desktops, notebooks e os chamados servidores x86. Quanto à liderança do sector, continua a ser defendida pela Dell que vendeu mais 500 mil unidades que a sua principal rival, a HP, segundo os relatórios de ambas as firmas.



A nível mundial, as vendas da Dell cresceram 28,9 por cento, dando à marca uma quota de mercado de 17,8 por cento, de acordo com a IDC. Nos EUA, a mesma empresa de estudos de mercado afirmou que a Dell aumentou as vendas em 25,6 por cento - quando o mercado apenas cresceu 8,1 por cento - facto pelo qual a sua quota no país é agora de 31,5 por cento.



Notícias Relacionadas:

2003-04-21 - Dell bate HP como maior fabricante mundial de PCs
2002-12-06 - Alteração nos ciclos de substituição levam a menor crescimento do mercado de PCs em 2003