As fabricantes de computadores viram as vendas de servidores crescer em cerca de 10 por cento a nível mundial durante o primeiro trimestre deste ano, de acordo com um estudo recente da Gartner.



A venda unitária de computadores para grandes tarefas, usados para conduzir transacções ou armazenar dados em redes informáticas, totalizou 1,2 milhões durante o primeiro trimestre, numa subida anual de 10,4 por cento, indica a Gartner.



O crescimento da venda de servidores durante os primeiros três meses do ano ultrapassou o incremento de 5,5 por cento verificado no mercado mundial de PCs. Os números da Gartner relativos ao mercado de PCs incluem desktops, notebooks e servidores com um custo abaixo dos 25 mil dólares.



No primeiro trimestre, a tabela de fabricantes foi liderada pela Hewlett-Packard, que registou uma quota de mercado de 29,1 por cento traduzida na venda de 356,692 unidades, refere o estudo. Com uma quota de 20,2 por cento, a Dell comercializou 248,227 servidores, ocupando o segundo lugar da tabela. Seguiram-se a IBM, em terceiro, a Sun Microsystems, em quarto e a Fujitsu-Siemens na quinta posição.



Nos Estados Unidos verificou-se uma troca de lugares entre as duas principais fabricantes, com a Dell a ocupar a primeira posição da tabela, com 27,1 por cento de quota de mercado e a HP atrás mas muito próxima, com 25,3 por cento. As três posições seguintes foram respectivamente ocupadas pela
IBM, Sun e Gateway.



Notícias Relacionadas:

2002-12-10 - Hewlett-Packard consolida liderança do mercado mundial de servidores

2002-10-29 - Vendas baixam mas HP mantém liderança no mercado mundial de servidores