Entre Abril e Junho deste ano foram vendidos no mercado português 474.966 computadores, dos quais 378,3 mil portáteis. Os números representam um crescimento de 61,4 por cento nas vendas, de acordo com dados apurados pela IDC. Nos portáteis o crescimento foi de 66,6 por cento e no segmento dos computadores de secretária de 43,9 por cento, embora o número total de PCs vendidos seja significativamente menor que o de portáteis.

A empresa de estudos de mercado sublinha a importância dos programas governamentais e-escola e e-escolinha na venda de equipamentos, que volta a estar em contra-ciclo com a Europa Ocidental, onde os números revelam uma quebra nas vendas da ordem dos 2,5 por cento, para o mesmo período.

O impacto destes programas na performance do mercado é aliás também visível pela divergência nas vendas para o mercado residencial e empresarial. O primeiro cresceu 124,8 por cento no período, face aos 0,87 por cento do mercado empresarial, que continua a adiar decisões de investimento.

Na liderança do mercado mantém-se a JP Sá Couto, o parceiro tecnológico para o portátil Magalhães. A empresa nortenha vendeu entre Abril e Junho 124 mil equipamentos, acumulando uma quota de mercado de 26,1 por cento. Face ao mesmo trimestre do ano passado a empresa aumentou as vendas em 913,4 por cento. Focando a análise apenas no mercado de portáteis as vendas da JP Sá Couto aumentaram no período 2027,4 por cento, para 118 mil unidades vendidas, o que lhe vale quase um terço do mercado, em termos de quota.

A HP ocupa a segunda posição do ranking relativo ao mercado total (desktop e portáteis) - e a liderança na venda de desktops - com 110,3 mil unidades vendidas, num crescimento de 23 por cento.

A Toshiba, que está apenas no segmento de portáteis, fecha o Top 3 com uma melhoria nas vendas da ordem dos 71,8 por cento para 99,3 mil unidades.

Destaque ainda para a Inforlândia, que na quarta posição da tabela acumula o segundo maior crescimento do mercado, 221 por cento para 50,3 mil unidades vendidas. Só no segmento de portáteis a Inforlândia aumentou as vendas em 234,3 por cento, para 48,9 mil unidades.

[caption]Dados IDC[/caption]