A comunidade OpenOffice.org lançou a mais recente versão da suite de produtividade com o mesmo nome. A edição 2.3 está disponível para download e promete melhores condições de segurança e de acesso a diferentes extensões.



O pack de aplicações OpenOffice 2.3 inclui uma correcção relacionada com a abertura de ficheiros com a extensão ".tif" – que podia expor o computador a ameaças externas - e, de acordo com John McCreesh, responsável pela área de marketing da comunidade, recebeu uma reestruturação a nível da componente de gráficos incluída na suite, o que garante à componente a compatibilidade com as aplicações Calc, Writer e Impress.



McCreesh frisa que o conjunto de aplicações "está mais intuitivo e inclui mais ferramentas" do que as edições anteriores. Outros aperfeiçoamentos incluídos na suite incluem novos atalhos de teclado para maior facilidade de navegação, o suporte ao calendário judaico e a integração de protecção de informação através de passwords.



Apesar de ser distribuído gratuitamente, o OpenOffice ainda está longe de conquistar o mesmo sucesso alcançado pelas ferramentas de produtividade disponibilizadas pela Microsoft. Contudo, a colaboração que as aplicações de código aberto têm vindo a receber de empresas tecnológicas como a IBM pode vir a contrariar essa tendência.



Caso disso é a participação da IBM no desenvolvimento desta versão 2.3. Várias ferramentas adicionadas à suite de produtividade provêem do contributo da Big Blue que promete continuar a colaborar com o OpenOffice.



A versão 2.0 da suite foi lançada há perto de dois anos enquanto que o OpenOffice 3.0 é esperado no próximo ano. Essa versão será compatível com Mac OS X e deverá ser beneficiada pelo envolvimento da IBM no projecto.




Notícias Relacionadas:

2007-09-18 - IBM aposta em suite de produtividade concorrente ao Office

2007-09-18 - Google inclui software para apresentações no pacote Docs