A Adobe apresentou hoje a família de produto Acrobat 8 mostrando as capacidades de trabalho sobre documentos em PDF das novas ferramentas e os benefícios que estas trazem a profissionais dos mais diversos sectores.



Na versão 8 são incluídas várias inovações face às edições anteriores, nomeadamente no que diz respeito às áreas de colaboração documental, reutilização de conteúdos em PDF, formulários, compilação de documentos e controlo de informação.



A nova versão caracteriza-se por possuir uma nova interface de utilização intuitiva e com ligações mais acessíveis que permite, através de um clique, dar início a tarefas tão variadas como compilar, assinar e proteger ficheiros PDF, interagir com formulários do mesmo formato ou até rever e alterar documentos em tempo real através de sistema de webconference.



Esta capacidade deve-se ao facto da Adobe ter incluído um botão comum a todos os produtos Acrobat 8, incluindo o Adobe Reader, que permite o acesso ao software Adobe Acrobat Connect.



É de salientar que para aceder aos documentos é precisa a autorização do criador do arquivo. Deste modo, todos os destinatários autorizados a mexer no documento podem enviar anotações e comentários que são adicionados ao fluxo de revisão do arquivo.



A facilidade na criação de formulários, a alteração dos dados de preenchimento dos mesmos e a criação de documentos a partir de uma página em branco, são outras das tarefas possíveis com a nova versão.



Esta linha de soluções permite ainda a criação PDFs a partir de diversos arquivos, independentemente do seu tamanho ou formato, sejam eles de texto, páginas web, folhas de cálculo, documentos CAD, email, ou outros.



Esta última versão melhora as suas edições precedentes dada a facilidade de gestão do fluxo de trabalho através da revisão, consulta e participação de um documento por várias pessoas sem que isso ponha em causa a segurança do documento ou afecte a sua qualidade, destaca a Adobe.



A família Acrobat 8 é composta pelos produtos Adobe 3D, Adobe Professional, Adobe Standard e Adobe Elements. À excepção do Adobe 3D, que chega a Portugal em Fevereiro, todos os outros produtos já estão disponíveis no nosso mercado.

Notícias Relacionadas:

2007-01-29 - Adobe cede especificação completa do formato PDF

2007-01-04 - Falha de segurança no Adobe Reader ameaça leitura de ficheiros PDF