O Windows XP Service Pack 2 começou a ser distribuído entre as fabricantes de computadores que vão integrar o sistema operativo nas suas novas máquinas, segundo informa um comunicado oficial da Microsoft datado de sexta-feira passada. Nos próximos dois meses, o software será traduzido em 25 línguas - a primeira das quais, obviamente, a inglesa - e disponibilizado a partir da Internet faseadamente em cada uma delas.



A maneira mais fácil de ser informado acerca da disponibilização da versão que mais nos interesse é activar a função de actualização automática do Windows XP, opção que a Microsoft aconselha. Desta forma, o próprio sistema notificará o utilizador de que o software está pronto a ser descarregado.



Citando responsáveis da Microsoft são vários os meios de comunicação que, entretanto, indicam que a versão inglesa do Service Pack 2 estará disponível para download a partir do Windows Update dentro de poucos dias. A versão actualizada do Windows XP surgirá igualmente em formato CD-ROM, mas, segundo as últimas previsões da gigante do software, só a partir do próximo mês de Outubro (ver Notícias Relacionadas).



Os Service Packs são actualizações importantes para o Windows que pretendem solucionar problemas e acrescentar características ao software. Além da correcção de uma série de falhas de segurança, a maior vantagem do pacote está no Windows Security Center, um novo painel de controlo para a gestão do novo firewall e de outras aplicações anti-vírus, defende a Microsoft.



As alterações ao Windows XP introduzidas pelo SP2 aplicam-se em quatro áreas principais: a protecção de rede, a protecção de memória, segurança do correio electrónico e segurança do browser. Por exemplo, o service pack irá instalar e activar o Windows Firewall, sucessor do Internet Connection Firewall. Além disso, os utilizadores do Internet Explorer irão receber alertas sempre que visitarem sites que usem os potencialmente maliciosos scripts ActiveX. O IE tem agora um bloqueador pop-up que é ligado por defeito.



"O Service Pack 2 é um passo importante no objectivo de conseguirmos ajudar os nossos clientes a melhor proteger os seus PCs face ao advento de ataques cada vez mais sofisticados", afirma Bill Gates, presidente da Microsoft, no comunicado.



O lançamento do SP 2 esteve originalmente previsto para o passado mês de Junho, acabando por ser adiado por duas vezes, primeiro para Julho e depois para o corrente mês.


Notícias Relacionadas:

2004-08-05 - Service pack de Windows XP deverá surgir nas próximas semanas

2004-07-12 - Microsoft atrasa lançamento de Windows XP Service Pack 2

2004-06-15 - Microsoft lança segunda versão de teste do Service Pack 2 para Windows XP