A versão beta aberta do serviço de jogos por streaming PlayStation Now já está disponível nos EUA e no Canadá. O conceito de ter acesso a jogos de alto perfil sem ser necessário ter uma consola é uma das maiores bandeiras do novo serviço da Sony, mas o sistema ainda está longe de ser completamente entusiasmante.



De acordo com a imprensa internacional e com os comentários dos leitores, os preços cobrados pelo aluguer dos jogos são demasiado altos. O aluguer de um jogo por 90 dias pode custar cerca de 15 dólares. Mas também é possível alugar um jogo por apenas quatro horas, por exemplo, por três dólares.



Outra crítica apontada ao PlayStation Now é o facto de ainda não disponibilizar títulos das consolas de gerações anteriores – PlayStation e PlayStation 2 – e de a Sony estar a falar pouco sobre isto.



No entanto o catálogo atual do PlayStation Now já mostra alguma ambição ao disponibilizar dezenas de títulos que estão disponíveis para a PlayStation 3.



Alone in the Dark: Inferno, Bloodrayne: Betrayl, Crazi Taxi, Darksiders 2, Dead or Alive 5, Dead Rising 2, Deus Ex: Human Revolution, F1 2013, Final Fantasy 13, Guacamelee, Killzone 3, Metal Gear Solid 4, Resident Evil 5: Gold Edition e Saints Row The Third são alguns dos jogos mais sonantes que estão disponíveis através do serviço.



Os utilizadores precisam de garantir uma velocidade de Internet mínima de 5Mbps para que o sistema funcione em condições, mas uma votação que está a ser feita no site especializado Polygon mostra que o desempenho do PS Now está a ser intermitente.



Para já o PlayStation Now só é compatível com a PlayStation 4, mas no futuro a ideia é que possa ser compatível com a PlayStation Vita, com a PS3 e com televisores Sony – sem ser necessário ter uma consola, basta a ligação à Internet.



Ainda não existe uma data de quando o serviço pode ficar disponível na Europa e de quando pode ser lançada a versão definitiva.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico