Os utilizadores do Yahoo Messenger têm à disposição um novo canal de acesso ao serviço que funciona sem que seja preciso fazer o download da aplicação para o computador. A nova versão da plataforma é executada através do browser e está disponível em versão beta no endereço webmessenger.yahoo.com, anuncia a empresa em comunicado.



Tal como a maioria dos sistemas de chat web-based o da Yahoo também se apoia em tecnologia Flash. No entanto, e apesar dos esforços da empresa, por enquanto a aplicação online ainda não incorpora todas as funcionalidades habitualmente incluídas no software tradicional. Porém, inclui uma novidade: compatibilidade com o MSN Messenger. Desta forma, os utilizadores Yahoo podem incluir na sua lista os contactos com conta MSN.



Outra das características não incluídas nesta primeira fase do projecto foi a capacidade de integração com plataformas VoIP, o que deverá mudar nos próximos meses, assegura a empresa.



Resta salientar que a aplicação web-based é compatível com os browsers Firefox, Internet Explorer, Opera e Safari e que de momento está activa no Brasil, Estados Unidos, Filipinas, Malásia e Vietname. Ao longo do ano o serviço será alargado a outros países.



Ao disponibilizar uma plataforma que funciona através do browser, a Yahoo quer conquistar novos utilizadores, nomeadamente todos aqueles que apenas podem consultar a Web em cibercafés, ou noutros pontos de acesso público.



Notícias Relacionadas:

2006-06-27 - Yahoo Messenger permite a partilha de informação através de plug-ins
2005-08-11 - Yahoo oferece serviço VoIP através do Instant Messaging