Embora com poucas incidências detectadas, a Sophos reportou a identificação de um novo worm que se dissemina através de redes P2P e traz consigo uma mensagem anti pirataria. Aparentemente criado em França, o Nopir.B aparece disfarçado de ferramenta de cópia de DVDs, levando os utilizadores menos prevenidos a instalar o executável no seu computador.



Depois de infectado o PC, o Nopir.B exibe uma imagem com uma mensagem anti pirataria e tenta apagar todos os ficheiros MP3 armazenados no computador e ainda os .com, para além de desligar diversas ferramentas do sistema.


"O vírus identifica as pessoas que eventualmente possam estar envolvidas em pirataria, mas falha ao não conseguir distinguir os verdadeiros criminosos dos que obtiveram arquivos de MP3 de forma legal", refere Graham Cluley, analista da Sophos, em comunicado.



O Nopir.B tem ainda um nível de alerta baixo, devido também ao reduzido número infecções detectadas. A Sophos avisa porém os utilizadores de redes P2P para que estejam atentos e mantenham os seus sistemas de antivírus actualizados.

Notícias Relacionadas:

2005-03-24 - Swappers escolhem meios alternativos às redes P2P para trocarem ficheiros
2005-01-21 - Vírus disfarça-se de notícia da CNN para infectar PCs