Um vírus que se propaga por email, e que está programado para apagar ficheiros a 3 de Fevereiro próximo, poderá ter infectado meio milhão de sistemas informáticos em 24 horas, segundo dados da F-Secure e da Trend Micro.



Nyxem-E e Blackmal.E são os nomes técnicos escolhidos para designar o novo vírus que contudo é mais conhecido como "Kamasutra", uma vez que apresenta frases de cariz sexual referidos no assunto, o que terá contribuído para o nível de propagação verificado, em tão curto espaço de tempo, dizem as empresas de segurança.



O Kamasutra "desloca-se" na forma de um ficheiro anexo de uma mensagem de correio electrónico com linhas de assunto sugestivas como "School girl fantasies gone bad" e "Re: Sex Video". O vírus irá comprometer os sistemas se os seus utilizadores abrirem o attachment, tentando desactivar o software de segurança e fazendo alterações alargadas na área de registo.



As máquinas que permanecerem infectadas no próximo dia 3 de Fevereiro poderão ver alguns dos seus ficheiros apagados do disco rígido, por ordem do vírus, entre documentos Word, Excel, PowerPoint ou PDF, alertam as empresas de segurança.



Notícias Relacionadas



2006-01-19 - Promessa de conteúdos eróticos facilita disseminação de novo worm
2005-11-23 - Portugal entre os países mais infectados pelo Sober.AH


2005-05-09 - Sober S responsável por 77% de toda a actividade virulenta na Internet