Está disponível a partir de hoje para empresas com contratos de licenciamento de software a nova versão do Windows Vista e do pacote de produtividade Office. Já no próximo dia 8 de Dezembro segue-se o lançamento do Exchange Server 2007. Para já as versões estão apenas disponíveis em inglês e, de acordo com previsões não definitivas da Microsoft Portugal, só em Março será possível experimentar os upgrades em português.



Muito aguardado e ainda mais anunciado, o lançamento empresarial da aplicações antecede a disponibilização das versões para o consumidor final, previstas para 30 de Janeiro do próximo ano.



O lançamento do Vista foi adiado por duas vezes pela Microsoft e acabou por deslizar deste ano para 2007, no que se refere à versão não empresarial. Os atrasos foram justificados pela empresa com a necessidade de ganhar tempo para apurar o desenvolvimento da suite mais segura de sempre.



A segurança, a par com o reforço das capacidades gráficas e de pesquisa são aliás as grandes novidades desta mega actualização do sistema operativo que vem substituir o Windows XP, lançado pela empresa de Bill Gates em 2001.



Migrações mais rápidas
Ao longo dos últimos meses muitas páginas se têm escrito sobre os impactos do lançamento agora anunciado e as expectativas de migração para a nova versãp. Ultrapassada a questão do impacto negativo de um adiamento da chegada às lojas da versão não empresarial do Vista, as últimas previsões indicam que a mega actualização de software terá a melhor aceitação de sempre por parte dos clientes Microsoft.



Dados recentes da Gartner estimam para o primeiro ano de disponibilização do software uma taxa de migração na ordem dos 15 por cento, contra os 12 a 14 por cento registados com o XP.



A previsão assenta na grande receptividade às betas, seja do sistema operativo, seja da suite de produtividade ou do software para servidor de email. Números da própria Microsoft apontam para 5 milhões de downloads nos três produtos.



Nos clientes particulares sabe-se que quem adquirir equipamentos informáticos certificados na época natalícia tem o vale de desconto ou de acesso gratuito - consoante os modelos - para facilitar a mudança para o Vista.



No caso das empresas as exigências de hardware do novo sistema operativo e as questões de compatibilidade podem impor um ritmo de migração mais lento. Ainda ontem, o Ministério da Justiça afirmou que está entre as organizações que para já não vão proceder à actualização para o Vista.



As questões económicas justificam parcialmente a decisão, mas são também apontados os eventuais problemas de compatibilidade aplicacional que a organização poderia enfrentar nos seus 30 mil PCs.



Neste processo a Microsoft não está parada e tem anunciado diversas iniciativas de facilitação do processo de migração. Também em Portugal, já foi acordado com o Ministério da Educação a realização de um piloto com o novo Vista, que ajudará a tutela das escolas com salas TIC a decidir se a migração para a nova versão do sistema operativo é vantajosa.



Em todo mundo a Microsoft tem preparado o lançamento do Vista com o auxílio de parceiros tecnológicos que modificaram as suas plataformas de hardware e processadores para receber o sistema operativo, o mesmo que fizeram várias empresas de soluções e serviços, como mostram vários novos produtos disponíveis ou a prestes a chegar ao mercado, ou os sistemas, com etiquetas Vista Ready adoptado pelos fabricantes.



Os novos equipamentos e serviços, garante a Microsoft, vão gozar de um leque de produtos mais orientado para as necessidades de mobilidade, uma nova capacidade de processamento unificado de mensagens no Exchange Server 2007 e ferramentas avançadas de gestão de conteúdos e retenção de documentos (em arquivo), entre um conjunto de outras novidades.



Notícias Relacionadas:

2006-11-27 - Ritmo de adesão ao Windows Vista vai superar versões anteriores

2006-11-02 - Windows Vista e Office 2007 chegam ao mercado empresarial no final de Novembro

2006-05-30 - Versão portuguesa do Office 2007 chega ao mercado em Janeiro

2004-08-18 - Service Pack 2 para Windows XP Home Edition disponível hoje