Um dia ou dois de antecipação nas lojas faz diferença nas vendas de um novo tablet? As operadoras parecem pensar que sim e a disputa pela primazia de venda de equipamentos mais icónicos continua ao rubro.

Como já aconteceu com outros modelos de tablets da Apple, e com terminais 4G, a Vodafone e a Optimus disputam-se para serem as primeiras a ter os equipamentos nas lojas.

Depois de ter comunicado o pré-registo do iPad mini, com data de chegada às lojas ainda incerta, a Vodafone Portugal vem agora confirmar que o novo tablet de 7 polegadas já está à venda a partir de hoje.

A Optimus tinha confirmado na sexta-feira que ia vender o iPad mini a partir de 5 de dezembro, daqui a dois dias, e tudo indicava que essa data marcava a chegada às lojas dos equipamentos, pela garantia de uma remessa internacional.

Fora a disputa de datas, tudo se mantém igual. Os modelos disponibilizados pela Vodafone vão ter como opção as cores branca e preta, distinguindo-se dos tablets que já estão à venda pelo suporte a ligações de dados de banda larga móvel.

[caption]ipad mini[/caption]

O "iPad Mini Wi-Fi + Celular" vai ser vendido em três versões, variando na quantidade de armazenamento interno, e os preços são de 469 euros (16GB), 569 euros (32GB) e 669 euros (64GB).

O dispositivo vem equipado com um ecrã de 7,9 polegadas, processador A5, sensor fotográfico de cinco megapixéis e chip LTE. Apesar de o dispositivo não suportar as redes 4G em Portugal, a Vodafone diz em comunicado de imprensa estar a trabalhar em conjunto com a Apple para que o acesso às redes de banda larga móvel de última geração fique disponível nos iPad Mini portugueses.

Em 3G, o tablet suporta velocidades que vão até aos 43Mbps.

A TMN mantém-se, para já, afastada desta guerra. A operadora do grupo PT não garante ainda a venda dos tablets de quarta geração (o novo iPad), nem do iPad mini, mas está a avaliar a hipótese de vir a integrar estes produtos no seu portfólio.

Quem comprar a versão 3G+Wi-Fi na loja online da Apple terá de esperar duas semanas para receber o equipamentos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador