O World Wide Web Consortium (W3C), organismo que regulamenta as tecnologias e os protocolos da Web, anunciou ontem o lançamento da Exclusive XML Canonicalization enquanto recomendação oficial. Esta especificação alarga a anterior recomendação de XML Canónico para fazer com que uma porção de um documento escrito na linguagem eXtensible Markup Language - como por exemplo, um fragmento - seja tão portátil quanto possível, preservando ao mesmo tempo a sua assinatura digital.



A tecnologia funciona em conjunto com as XML Signatures, uma recomendação do mesmo consórcio produzida em conjunto pelo W3C e pela Internet Engineering Task Force (IETF) em Fevereiro deste ano e que representa um acordo entre toda a indústria da Internet para uma linguagem de assinaturas digitais baseada no XML.



A Exclusive XML Canonicalization faz com que a especificação XML Signatures funcione com aplicações complexas e serviços Web. Uma recomendação emitida pelo W3C indica que a especificação é estável e contribui para a interoperabilidade da Web, tendo sido analisada pelos membros do consórcio que aprovaram favoralmente a sua adopção pelo sector académico, industrial e de investigação. As assinaturas oferecem integridade, uma garantia de assinatura e não-repudiabilidade sobre dados acessíveis na Web. Estas características são especialmente importantes em contratos, listas de preços e manifestos.



A especificação XML Signatures tem o potencial de disponibilizar uma tecnologia fidedigna de assinatura em XML e é considerada um componente obrigatório de muitos modelos para serviços Web. Contudo, existe o risco de vários processadores poderem introduzir alterações acidentais num documento durante o seu processamento. O processo de transformação em cânone remove estas mudanças acidentais.



A recomendação agora aprovada oferece um método de converter um fragmento de XML numa forma portátil e padronizada. Quando combinada com a XML Signatures, esta funcionalidade torna-se essencial para o comércio electrónico, dado que assegura a integridade de documentos e mensagens de protocolos que viajam entre vários processadores de XML.



Notícias Relacionadas:

2002-07-11 - W3C publica projecto da linguagem para serviços Web WSDL

2002-02-15 - W3C publica recomendação de tecnologia XML Signature de assinatura digital

2001-07-13 - W3C lança nova versão do protocolo SOAP

2000-07-10 - BXXP, o sucessor do HTTP?