Foi publicado um draft do HTML 5. Embora a versão final da especificação só deva ser publicada em 2010, o draft agora publicado pelo World Wide Web Consortium já permite perceber aquelas que serão as principais novidades a introduzir na linguagem de programação Web, que não recebe um upgrade significativo desde 1997.



As novas funcionalidades incluem APIs para desenhar gráficos bidimensionais, embutir e controlar conteúdos áudio e vídeo permitir aos utilizadores a edição de documentos e partes de documentos interactivamente.



Entre os principais objectivos da especificação HTML 5 estão melhorias ao nível da interoperabilidade e redução dos custos de software, o que se espera seja possível através de uma especificação que forneça normas mais claras para o manuseamento de documentos em HTML e para a recuperação de erros.



O grupo de trabalho que tem estado a desenvolver a nova especificação inclui cerca de 500 participantes, onde se encontram muitos dos grandes nomes da indústria das TI, telecomunicações e Internet.



O ponto de partida do trabalho de desenvolvimento foi a criação de uma norma aberta e sem royalties para os conteúdos e aplicações web.



Notícias Relacionadas:

2006-10-18 - W3C cria iniciativa para uma navegação online mais segura