Segundo dados obtidos através do serviço StatCounter, 40,97% dos utilizadores de computadores em Portugal já têm o Windows 10 instalado, isto no que diz respeito aos 18 dias decorridos neste mês de junho apenas. O Windows 7 é o segundo sistema operativo mais utilizado durante o mesmo período, com uma “fatia” de 27% do mesmo universo.

Ao analisarmos os mesmos dados mas relativos aos últimos três meses – abril, maio e junho –, as estatísticas mostram que o Windows 10 estava instalado em cerca de 35% dos computadores, em média (o número relativo a junho apenas é de 39%), com o Windows 7 a estar presente em 31% das máquinas.

As instalações do Windows 10 estão então a crescer a uma taxa de 5% ao mês, sensivelmente, número registado no último mês em que é possível instalar o sistema operativo gratuitamente e que tende a crescer à medida que se aproxima o dia 29 de julho.

Os números de utilização oficiais apontam para 350 milhões de computadores a nível global com Windows 10 instalado e qualquer coisa como 135 mil milhões de horas de utilização, com “os melhores índices de satisfação de sempre”, referiu a Microsoft recentemente, em comunicado.

Novidades do update de aniversário

Entretanto, o mais recente build que os responsáveis da Microsoft partilharam com a comunidade do Windows Insider Program permitem ficar a conhecer algumas novidades e funcionalidades que vão fazer parte da , com lançamento previsto para o próximo dia 2 de agosto.

Um bom exemplo disso mesmo é a possibilidade de usar um iPod como dispositivo de armazenamento reconhecido pelo Windows, algo que antes não acontecia, conforme diz o site VentureBeat.com.

Outras modificações que já podem ser experimentadas passam por melhorias no menu Iniciar, no Centro de Ação e no assistente pessoal Cortana, tal como Dona Sarkar, engenheira de software Windows and Devices Group, explica no blog relativo ao Windows Insider Program.  

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.