Segundo dados obtidos através do serviço StatCounter, 40,97% dos utilizadores de computadores em Portugal já têm o Windows 10 instalado, isto no que diz respeito aos 18 dias decorridos neste mês de junho apenas. O Windows 7 é o segundo sistema operativo mais utilizado durante o mesmo período, com uma “fatia” de 27% do mesmo universo.

Ao analisarmos os mesmos dados mas relativos aos últimos três meses – abril, maio e junho –, as estatísticas mostram que o Windows 10 estava instalado em cerca de 35% dos computadores, em média (o número relativo a junho apenas é de 39%), com o Windows 7 a estar presente em 31% das máquinas.

As instalações do Windows 10 estão então a crescer a uma taxa de 5% ao mês, sensivelmente, número registado no último mês em que é possível instalar o sistema operativo gratuitamente e que tende a crescer à medida que se aproxima o dia 29 de julho.

Os números de utilização oficiais apontam para 350 milhões de computadores a nível global com Windows 10 instalado e qualquer coisa como 135 mil milhões de horas de utilização, com “os melhores índices de satisfação de sempre”, referiu a Microsoft recentemente, em comunicado.

Novidades do update de aniversário

Entretanto, o mais recente build que os responsáveis da Microsoft partilharam com a comunidade do Windows Insider Program permitem ficar a conhecer algumas novidades e funcionalidades que vão fazer parte da , com lançamento previsto para o próximo dia 2 de agosto.

Um bom exemplo disso mesmo é a possibilidade de usar um iPod como dispositivo de armazenamento reconhecido pelo Windows, algo que antes não acontecia, conforme diz o site VentureBeat.com.

Outras modificações que já podem ser experimentadas passam por melhorias no menu Iniciar, no Centro de Ação e no assistente pessoal Cortana, tal como Dona Sarkar, engenheira de software Windows and Devices Group, explica no blog relativo ao Windows Insider Program.