Se ligar o computador na próxima segunda-feira e disparar uma atualização do Windows 10 não se preocupe: não se trata de nenhuma questão de segurança, mas sim de um daqueles upgrades que adicionam novas funcionalidades ao sistema operativo.

Nas "luzes da ribalta" está a disponibilização da Timeline, uma mecânica que permite recuar até 30 dias para encontrar um projeto no qual esteja a trabalhar. A funcionalidade, que trabalha de forma semelhante ao histórico de navegação pela web, é transversal aos diversos dispositivos que utilize sob a mesma conta. Isso permite por exemplo, utilizar o tablet ou smartphone (mesmo em sistemas iOS e Android) em viagem para pesquisar assuntos, e continuar no escritório no computador. A Timeline pode ser ativada através de um ícone, colocado na barra de tarefas, ou no atalho Windows+Tab.

Se é um daqueles utilizadores que se distraem facilmente, ora a verificar constantemente o email ou com as notificações das aplicações, então o Focus Assist é para si. Quando é ativada, esta ferramenta bloqueia tudo o que não seja necessário para o trabalho que está a executar, aumentando o nível de produtividade. Quando desativa o Focus receberá um sumário daquilo que perdeu enquanto esteve “off”. O sistema não é radical, e poderá configurá-lo com o que deseja realmente desativar.

A nova atualização vai tornar mais simples algumas experiências relacionadas com a realidade aumentada, a utilização de efeitos 3D nas fotografias, sobretudo ao nível da segurança. Os utilizadores do Edge vão perceber algumas mudanças no browser, com atualização das funcionalidades de voz.